quarta-feira, 8 de junho de 2011

A música na educação infantil

A música como suporte para a educação infantil vem com a finalidade de estimular a socialização entre as crianças bem como estimular a linguagem oral e corporal dos educandos. 

Bom dia!

Olá, olá eu já cheguei
e digo agora bom dia pra vocês,
mando um beijinho,
bem meladinho,
para vocês, para vocês,
meus amiguinhos,
bom dia!

Canção do dia

Cantemos felizes
a canção do dia
hoje é segunda-feira
dia de alegria
que dia é hoje?

O trenzinho comilão

O trenzinho subiu a serra,
foi parar na estação,
bebeu água e lavou a cara
e encheu a barriga de carvão
o trenzinho comilão.

O trenzinho desceu a serra,
foi parar na estação,
bebeu água e lavou a cara,
e encheu a barriga de carvão
o trenzinho comilão.

Amiguinhos, amiguinhos

Amiguinhos, amiguinhos,
vamos todos arrumar
como abelhas na colméia,
sempre, sempre a trabalhar.
Um lugar pra cada coisa,
cada coisa em seu lugar
nossa sala toda limpa
e arrumada vai ficar.

Uma história vou contar

E agora minha gente
uma história vou contar
uma história bem bonita
para todos alegrar
rê, rê, trá, lá, lá
rê, rê, trá, lá, lá.


A história terminou

E agora minha gente
a história terminou
bata palmas de alegria
bata palmas quem gostou
rê, rê, trá, lá, lá
rê, rê, trá, lá, lá.

Sapatinhos de veludo

Com sapatinhos de veludo
nessa sala vou entrar
e ficar bem quietinho
e uma história escutar.

O pato e a pata

O pato gosta da pata
e saíram pra dançar
cuidado pato papudo
que a cozinheira vai te pegar.

Cala a boquinha

Cala a boquinha, cala a boquinha
cala a boquinha, calou!

O som do mosquitinho

Quando ouço o som do mosquitinho
ouço as batidas do meu coraçãozinho
pego a chavinha e fecho a boquinha.

O teimoso

João é teimoso e desobediente
teima, teima, nunca está contente.

O peixinho

Tem um peixinho no aquário
colorido e brincalhão
gira, gira que mergulho
só pra chamar atenção.

Meu corpinho está cansado

Meu corpinho está cansado
precisando descansar
como eu gosto muito dele
vou agora lhe ajudar
fecho os olhinhos
meu corpinho vou soltar
só assim o meu corpinho
descansado vai ficar.

Meu corpinho

A começar pela cabeça que coisa mais linda
olhos e nariz não encontrei ainda
que orelhas bonitinhas
que boca engraçadinha
tudo que estão vendo aqui é meu, é meu, é meu
é meu, é meu, é meu
Olhe só meu pescocinho
meus ombros e meus bracinhos
olhe só minhas mãozinhas e os meus dedinhos
e os meus dedinhos
tenho costas e barriga
um bumbum, pernas compridas
xixizinho e dois pezinhos
é lindo o meu corpinho
é lindo o meu corpinho.

Tenho duas pernas

Tenho duas pernas que não sabem ficar quietas (bis)
Correm, correm, pensando que sou atleta (bis)
Tenho duas pernas que não sabem ficar quietas (bis)
pulam, pulam parecendo perereca (bis)
Tenho duas pernas que não sabem ficar quietas (bis)
dançam rock pensando que estão na festa (bis)
Tenho duas pernas que não sabem ficar quietas (bis)
saem por ai pedalando bicicleta (bis)

Abre a roda!

O abre a roda
tindo lê lê
O abre a roda
tindo lá lá
O abre a roda
tindo lê lê (bis)
tindo lá lá

Formação - roda obedecendo as ordens do canto as ordens vão mudando e cada um pode dar a sua sugestão: ex. Fecha a roda; pula, pula; gira, gira; cantando baixo; batendo palmas.

Chuva

Chuva, chuva deixe de molhar
chega, para, vai pra outro lugar.

Cantoria do sapo

sa sa sapo na lagoa
canta, canta noite e dia
cai, cai, cai, cai a garoa
chove, chove chuva fria.

Primavera

Primavera, primavera
como tarda a chegar
primavera, primavera
volta logo, vem já!

Canção: MANA

Mana, o mané se mandou
mena, o mané se mandou
nossa! nada disso é normal
o mané se mandar
sem tomar o seu mingau

Cantar com diferenteas expressões: triste, alegre, assustado, etc.

Que cor?

Que cor é esta que eu tenho na mão
vou contar 1,2,3 e vocês dirão então
Que cor é esta? (mostrar para as crianças uma cor...)

A cobrinha

Era uma vez
uma cobrinha
ela gostava de se esconder
um belo dia
dona cobrinha
fez um buraco e se escondeu
toc, toc, toc....
Dona cobrinha....
tiro areia deste buraco
pego a cobrinha
ponho de lado
digo pra ela não se esconder
porque hoje...vai chover!

6 comentários:

Anônimo disse...

adorei as letras de suas músicas, vai me ajudar demais na rotina com os meus "pequenos" mesmo que ainda não saiba cantar todas.

Unknown disse...

Que ótima postagem! foi muito bom relembrar músicas para meu trabalho com a Educação Infantil em começo de carreira! muito obrigada está de parabéns!

Anônimo disse...

Queria saber a melodia das músicas. Como cantar? Amei as letras!

Unknown disse...

Amei todas. Algumas conhecidas. Como saber a melodia?

Unknown disse...

você tem o audio da musica tenho duas pernas? Posta ai por favor pra baixar.

edjane disse...

Amei,me ajudou muito.

Postar um comentário