A professora irá colocar no chão as fichas de chamada e pedir que
as crianças, de um em um, retirem seu nome e coloquem no canguru
ou mesa.
Obs.: Os alunos que já conhecem seu próprio nome, a professora
indicará o nome de um colega que deverá ser pego.
Perguntar às crianças quem tem o nome que inicia com a letra “A”, a crianças mostra sua ficha e o profº escreve o nome numa listagem. As crianças que não conseguirem identificar a letra inicial terão
auxílio do profº, que mostrará na reta alfabética ou escreverá a letra
na lousa para que as crianças identifiquem melhor.
Terá o mesmo procedimento com todas as letras do alfabeto.
Essa listagem deverá ser utilizada como apoio para escrita do
próprio nome e dos colegas, para marcar os ajudantes do dia, etc.
O profº fará chamada mostrando o cartão de chamada e fazendo
intervenções como:
De quem será este nome?
Adivinhe se puder! Mostrar a primeira letra enquanto cobre as
demais e vai descobrindo as letras (utilizando outro cartão) conforme
as crianças falam os nomes. Falar a letra inicial do nome do referido
cartão.
Obs.: Repetir várias vezes.
O profº escreve o nome das crianças na lousa.
Cada criança deverá identificar o próprio nome e apagá-lo
ou circulá-lo.
Cada cadeira estará na roda identificada com um nome
(utilizar o cartão de chamada). A criança deverá procurar o seu nome
e levar a cadeira no cantinho que deseja trabalhar.
Variação: esta atividade poderá ser feita com a brincadeira da dança
da cadeira, na qual o profº organiza as cadeiras em círculo com as
fichas em cima, conforme a música for parando, a criança que parar
no seu nome pode sentar e assim espera até o último a
pegar e sentar.
Formar uma roda com as crianças colocando as fichas de chamada
na frente de cada um.
Dar as mãos e cantar a música “roda, roda, roda, pé, pé, pé, roda,
roda, roda, caranguejo peixe é”, neste momento a roda deverá
parar e a criança que parou em frente
Sugestões de atividades para as fases da escrita
Etapas da alfabetização
1ª ETAPA = Pré-silábico
Atividades favoráveis
> Uso do nome próprio em situações significativas (lista da turma, cabides, pasta...)
> Ter contato com diferentes portadores de texto
> Uso de letras móveis *
> Bingo de letras
> Textos coletivos (professor como escriba)
> Recitar textos de memória
2ª ETAPA = Silábico sem valor sonoro
Atividades favoráveis
> Todas as anteriores
> Escrever pequenos textos memorizados
> Jogo da Frase
> Completar palavras com letras para evidenciar seu som
> Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial
> Cruzadinhas, Caça-Palavras...
3ª ETAPA = Silábico com valor sonoro
Atividades favoráveis
> Todas as anteriores
> Leitura de textos conhecidos
> Completar lacunas em textos e palavras
> Construção de um dicionário ilustrado (desde que o tema seja significativo) *
4ª ETAPA = Silábico-alfabético
Atividades favoráveis
> Todas as anteriores
> Separar as palavras de um texto memorizado *
> Atividades de associação letra/fonema
> Ditado de palavras conhecidas
> Produção de pequenos textos (EM DUPLA E INDIVIDUAL) *
> Reescrever histórias
5ª ETAPA = Alfabética
Atividades favoráveis
> Todas as anteriores
> Leituras diversas
> Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas (num momento significativo)
> Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto. *
> Jogos diversos como bingo, forca...
Ficha para acompanhar os progressos:
A Sondagem pode ser feita por imagens, desenhos ou uma lista de palavras( segue lista de exemplo).
0 comentários:
Postar um comentário